segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Cidade e as Estrelas


Estreando meu Nerd-log, um post explicando o título da página. Vem de um livro de ficção do Arthur Clark (autor do 2001, uma odisséia no espaço...), onde, milhões de anos no futuro, a humanidade está reduzida a uma única cidade, Diaspar, totalmente autosuficiente e cercada por muralhas no coração de um deserto.

Tudo em Diaspar é absolutamente perfeito e controlado por máquinas, que impossibilitam que qualquer coisa se altere ou se degrade. Todas as memórias ficam preservadas no coração de cristais - dessa forma, a morte muda de figura: todos os humanos passaram a viver em torno de mil anos e renasciam algum tempo após sua morte. Quando nasciam não diferiam muito de um humano "completo", saindo das chamadas Casas de Criação e ao longo da vida iam recobrando as memórias de vidas passadas, orientados por Tutores e pais designados.

Todos os cidadãos tem muito medo de sair da cidade, visto que sabem sobre a vastidão do deserto que os cerca e os milhões de anos que se passaram desde que alguém tentou sair. Aparentemente, não há saída da cidade.

Mas Alvin é diferente. Ele nasce "único", ou seja, sua memória de vidas passadas não existe e ele nasce compreendendo que é diferente dos demais jovens. Ao mesmo tempo, se vê totalmente imerso em um espírito de aventura na busca de uma forma de deixar a cidade - e conhecer o mundo (ou o que sobrou dele) que os antepassados humanos um dia cruzaram.

O autor desenvolve uma trama fantástica em que vários valores da sociedade são postos em cheque. Vale a pena.

Então, no mais, é isso. Novo blog, voltado para a ficção científica e o universo Nerd. Não que eu vá retirar do COMO É QUE É MESMO? os posts de Sci-Fi, mas aqui o assunto vai ser mais estendido, pra não encher muito ou derreter os neurônios do pessoal menos sciencefreak que lê o outro blog... (tadinhos... fazer o que? Não sabem o que perdem, né?).

Abraços... ou melhor,

VIDA LONGA E PRÓSPERA!
I.D.I.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dispara os Phasers, Terráqueo!